segunda-feira, 12 de maio de 2014

Tudo indefinido

Por Joaquim Cartaxo

Falta menos de 60 dias para as convenções partidárias, quando se definirão oficialmente as candidaturas para governador, vice-governador, senador, suplentes de senador, deputados federal e estadual. Quanto mais se aproxima o dia D desses eventos, mais a indefinição política se aprofunda no Ceará.

Todos os cenários apresentam um senão. O PROS possui mais de um nome posto para o cargo de governador; o PMDB apresenta o senador Eunício Oliveira para o mesmo cargo, que ainda sonha ser apoiado pelo governador Cid Gomes nessa pretensão, apoia presidenta Dilma Rousseff à reeleição e, ao mesmo tempo, flerta com o PSDB que disputará a eleição presidencial com o senador Aécio Neves; os tucanos cearenses, que não possuem mais nenhum deputado estadual e apenas um federal, ventilam a possibilidade do ex-governador Tasso Jereissati disputar o senado e negociar com outras siglas de oposição os cargos de governador e vice-governador.

Quanto ao PT, abdicou da candidatura própria, deliberou em encontro de tática eleitoral que deseja preferencialmente participar da chapa majoritária na vaga do senado e indicou o nome do deputado federal José Guimarães para tanto. Luta para manter a coligação PROS, PT, PMDB e assim aumentar a potência eleitoral da presidenta Dilma nas terras alencarinas. Essa deliberação poderá ser revista pelo diretório estadual do partido, caso a realidade política requeira reposicionamento na composição da aliança eleitoral que se encontra indefinida.

Em suma: a indefinição na indicação de nomes e montagem das chapas majoritárias marca a conjuntura eleitoral no estado. Diante disso, e até o momento decisivo das convenções, resta aos partidos movimentarem-se conforme seu funcionamento. Nesse sentido, o PT está realizando Caravanas do PT – Ideias para o Ceará com objetivo de dialogar com a militância partidária e social sobre a decisões que o partido precisa tomar em 2014.

Joaquim Cartaxo é arquiteto urbanista e secretário de formação política do PT/Ce.

Nenhum comentário: