terça-feira, 9 de junho de 2015

Congresso Nacional do PT define os rumos do partido

800 delegados do PT de 26 estados e do Distrito Federal desembarcam nesta semana em Salvador com a missão de definir os rumos do principal partido político de esquerda da América Latina. Além de debater a atual conjuntura nacional e internacional, petistas de todo País devem aprovar durante o 5º Congresso Nacional uma resolução política definindo apoio ao ajuste econômico proposto pela presidente Dilma e a favor de uma ampla reforma política.

O 5º Congresso acontece entre os dias 11 e 13 de junho, no Pestana Bahia Hotel (Rua Fonte do Boi, 216, Rio Vermelho, Salvador). A abertura será realizada na noite da quinta-feira (11) e deve contar com as presenças de Lula e Dilma, além do vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), e do presidente nacional do partido, Rui Falcão.

A expectativa é que o ex-presidente faça um discurso em defesa do governo da presidente Dilma. Lula deve ressaltar que o ajuste econômico não é um fim em si mesmo, mas um passo importante para retomada do crescimento. Em resposta, Dilma deve destacar os avanços garantidos pelo PT na Presidência da República e citar a agenda positiva construída pelo Palácio do Planalto para o segundo semestre.

Reforma política - “Será um momento alto da história do Partido dos Trabalhadores, de intenso diálogo com a militância e com a sociedade civil, que irão nos apontar os rumos para o fortalecimento do PT e para o crescimento do Brasil”, comenta José Guimarães, que aproveita para criticar a proposta de reforma política aprovada pela Câmara dos Deputados. Para ele, a propositura “é mais fraca que caldo de bila”.  Guimarães defende uma reforma "ampla, geral e irrestrita".


Acesse aqui as teses do 5o Congresso Nacional do PT.

Nenhum comentário: